31/08/2009

A Venezuela e o direito à manifestação

O pai do Ruca leu no Público (notícia do El País) que as manifestações na Venezuela serão criminalizadas.

«E os primeiros processos estão já prontos a avançar: o perfeito de Caracas assim como 11 outros trabalhadores do município da cidade – que é governada por um político da oposição – foram detidos na quarta-feira por terem participado numa manifestação, no sábado anterior, contra a recentemente aprovada Lei orgânica da Educação, a qual retira autonomia às universidades e estabelece um sistema para criar uma “nova consciência” socialista nas escolas.»

O Ruca ficou confuso e perguntou por que é que, sendo nos países socialistas a democracia de base, estão a ser tomadas medidas contra o povo?
O pai do Ruca disse que quando vivia nos Estados Unidos ao menos tinha o direito de se manifestar.
A mãe do Ruca disse: "Ruca meu filho, nem tudo é o que parece. A lei é só para aplicar aos contra-revolucionários! O Povo nunca será prejudicado, esta medida só vai corta a Liberdade dos reaccionários! Esses é que são os que podem cortar as pernas à Revolução!"
E foi esperar para a sala de estar pela próxima edição do jornal Avante! ou que o Tirem as Mãos da Venezuela seja actualizado com justificações plausíveis.

Sem comentários: