04/09/2009

Educação e Autonomia nas Escolas

O Ruca acha que as Escolas devem ser mais autónomas.

A mãe acha isso uma medida de Direita, pois os mais ricos poderão ter acesso a uma melhor educação. A Educação não é mercantilizável.

O Ruca diz que não se refere a autonomia em termos de dinheiro, pois acredita que a Educação deve ser Universal, pelo que os amigos, ricos ou pobres, devem ter direito ao mesmo acesso às melhores escolas. A autonomia em que o Ruca acredita é na definição dos programas educativos.

O Ruca acha que, por exemplo, uma escola da Catalunha terá o direito, assim os professores das disciplinas se ponham de acordo, a ensinar a História e a Filosofia do Anarquismo, que foi e é um movimento muito forte na região; sem ser condicionado por directivas do Governo. Assim como em Economia, que o Ruca acredita não ser uma ciência exacta e, portanto, com pontos de vista divergentes; o Ruca achava até útil que se estudasse o pensamento económico marxista. A mãe do Ruca ficou com os olhos a brilhar.

O pai não concorda com o Ruca. E aponta o dedo à República Bolivariana da Venezuela, e a famosa Ley Orgânica, como um grande exemplo de manipulação da população através da educação, que terá moldes socialistas. Tendo a Economia planificada sido um fracasso em todos os sítios onde foi tentada, não fará sentido apostar nela.

O Ruca queixa-se da pobreza ideológica em que se vive, sob a capa de todos os pluralismos e direitos de igualdade.

Sem comentários: